Volta às aulas: ambiente escolar, brincadeiras e promoção da amizade na infância

Amizades marcam a vida e em muitos casos elas florescem na infância. O ambiente escolar é um espaço privilegiado para a construção de laços com cenários que podem contribuir para o desenvolvimento das crianças. De acordo com a assessora técnica do Desenvolvimento Infantil da Pastoral da Criança, irmã Veroni Teresinha de Medeiros, destaca que as amizades na infância exercem muita influência no desenvolvimento dos pequenos. As brincadeiras têm lugar especial neste processo de novas relações e são o mote de uma ação promovida pela Pastoral da Criança.

As primeiras experiências de amizade para as crianças são construídas na família. Daí a necessidade de esta estar envolvida no processo escolar. “Os cuidadores da criança em primeira instância são os pais, muitas vezes os avós. O vínculo familiar é fundamental para uma boa aquisição das linguagens e de todo o desenvolvimento social e cultural da criança”, explica irmã Veroni.A escola, explica irmã Veroni, promove e garante oportunidade para desenvolver atividades lúdicas, promove a socialização e favorece a autonomia das crianças, especialmente a educação Infantil. Segundo a religiosa das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, tanto a escola quanto a creche oferecem um “universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda família” e desenvolve um papel importante com as crianças de acolhimento, afeto, atenção, cuidados e também na educação.

Já a escola deve propiciar espaços de encontro, de convivência, de harmonia tanto para as crianças como para as famílias, aponta a religiosa: “A escola cidadã e de qualidade prioriza o brincar livre e a relação familiar no contexto escolar”.

“Uma boa escola trabalha o sentido da vida, escuta as crianças, mostra as novas experiências e desafia para novas descobertas. Valoriza a brincadeira livre e ajuda a construir amizades verdadeiras, nas quais a criança aprende e se desenvolve”, ensina irmã Veroni.

Fonte CNBB

Categorias Destaque 2 Notícias Religião