Você sabe por que o mês de Agosto tem má fama? Confira 13 episódios que respondem a pergunta!

1° EPISÓDIO:

Sem título

Eis uma razão pela qual agosto pode ser considerado nefasto: em 24 de agosto de 1572, ocorreu o massacre de São Bartolomeu em Paris, que nos dias seguintes espalhou-se por outras cidades. Católicos, sob incitação dos reis da França, atacaram os protestantes. O número de mortos é estimado entre 5 e 30 mil.

2° EPISÓDIO:

Sem título1

Faltavam três dias para o início do mês de agosto de 1914, quando o Império Austro-húngaro bombardeou a Sérvia. A política de alianças arrastou outros países para o conflito dando início a Primeira Guerra Mundial, que se estendeu até 1918, numa guerra de trincheiras (foto), com os soldados a se bombardear a partir de buracos no solo.

3° EPISÓDIO:

Sem título2

O mês de agosto se prolongou no ano de 1939: em 1º. de setembro, Hitler invadiu a Polônia e teve início a Segunda Guerra Mundial. O conflito se estendeu até agosto de 1945 e teve um saldo de mortes estratosférico: cerca de 40 milhões, das quais 6 milhões podem ser atribuídas ao racismo nazista, que promoveu o holocausto contra os judeus.

4° EPISÓDIO:

Sem título3

Apesar de já não ser tão conhecido como no passado, Rodolfo Valentino foi um dos astros mais populares da década de 1920. Por isso, sua morte, em 23 de gosto de 1926, provocou uma comoção popular comparável à da morte de Michael Jackson, em 2009. Valentino protagonizou sucessos nas telas como “O Sheik” e “Sangue e Areia”.

5° EPISÓDIO:

Sem título4

Em 20 de agosto de 1968, os tanques da União Soviética ocuparam a cidade de Praga, capital da atual República Tcheca, pondo fim à chamada Primavera de Praga, um movimento que visava a reformar o regime comunista na então Tchecoslováquia.

6° EPISÓDIO:

Sem título5

Os Estados Unidos também passaram por um trauma político, com a renúncia do presidente Richard Nixon, pouco antes da votação de seu impeachment, em 9 de agosto de 1974. O fato se relacionava ao chamado escândalo de Watergate, em que estava envolvida, como em muitos outros escândalos, a CIA, agência de inteligência dos EUA.

7° EPISÓDIO:

Sem título6

Ao Brasil, também, o oitavo mês do ano veio com momentos de crise: em 24 de agosto de 1954, o presidente Getúlio Vargas se suicidou em resposta aos ataques de seus opositores. O impacto provocado pela notícia e a divulgação da carta-testamento foi intenso: manifestações populares de apoio a Vargas estouraram em todo o país.

8° EPISÓDIO:

Sem título7

Os maus ventos de agosto também sopraram o presidente das vassourinhas. Cerca de sete meses após a posse, isolado política e socialmente, Jânio Quadros renunciou ao cargo em 25 de agosto de 1961, deixando o país imerso numa grande crise política. Acreditava que a população clamaria por sua volta, mas sabe o que aconteceu? A renúncia foi aceita e a população se manteve indiferente.

9° EPISÓDIO:

Sem título8

Num acidente de carro, na via Dutra, perto de Resende (RJ), o 22 de agosto de 1976 nos levou o popular presidente Juscelino Kubitschek, que construiu Brasília. Cassado pela ditadura, seu funeral foi marcado por manifestações de massa, apesar da proibição do AI (Ato Institucional) 5 a qualquer movimento em torno de elementos punidos pelo regime militar.

10° EPISÓDIO:

Sem título9

O cineasta de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” aumenta a lista dos vitimados pelo mês de agosto. O ano era 1981 e, assim como JK, Glauber Rocha partiu num dia 22, em decorrência de problemas broncopulmonares. Com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, mudou os rumos do cinema nacional.

11° EPISÓDIO:

Sem título10

Marilyn Monroe, símbolo sexual do século 20, morreu em 1962, no dia 5 de agosto. Tinha 1,66 metro de altura, 94 cm de busto, 61 de cintura e 89 de quadril. Atriz de “Os Homens Preferem as Loiras”, na verdade, tinha os cabelos pintados. Sua imagem também foi celebrizada pela arte de Andy Warhol (foto).

12° EPISÓDIO:

Sem título11

O que é que a baiana tem? A pergunta, título de canção consagrada, parecia instigar a multidão (cerca de meio milhão de pessoas) que acompanhou o cortejo fúnebre de Carmen Miranda, em 5 de agosto de 1955. Apesar de portuguesa no registro de nascimento, foi a identidade cultural brasileira que a tornou superstar em Hollywood.

13° EPISÓDIO:

Sem título12

Em 6 de agosto de 1945, o mundo tomou conhecimento de uma nova arma de guerra, cujo poder de destruição era maior do que tudo anteriormente visto. A bomba atômica foi lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima por um bombardeiro B-29 (foto). O avião foi batizado com o nome de Enola Gay, homenagem à mãe de seu comandante.

Uol

E, você? Acha que o mês de agosto merece essa fama de mau? Na sua opinião, faltou algum fato importante na nossa seleção? Deixe seu comentário!

Categorias Acidente Arte Automobilismo Brasil Cidade Ciência Comportamento Cultura Curiosidades Educação Entretenimento Geral História Internacional Manifestações Música Opinião Polêmica Política Religião Saúde