Tricentenário de Valério Coelho Rodrigues

ADESIVO DESCENDENTES VALERIO COELHO coloridoAo aproximar-se a data do tricentenário de nascimento de Valério Coelho Rodrigues, que transcorrerá no dia 3 de setembro de 2013, quero convidá-los a reverenciar a memória de nosso Patriarca e de seus ilustres descendentes.

É do conhecimento da maioria dos familiares, que alguns descendentes de Valério Coelho se destacaram na política, chegando a ocupar cargos importantes, como Presidente da República: José Sarney (7º Neto); Ministro da Integração Nacional: Fernando Bezerra Coelho (6ºN); Governadores do Piauí: Manuel de Sousa Martins – Visconde da Parnaíba (1ºN), Álvaro de Assis Osório Mendes (4ºN), Eurípedes Clementino de Aguiar (5ºN), Dirceu Mendes Arcoverde (6ºN) e Wilson Martins (7ºN); Governadores do Maranhão: José Sarney e Roseana Sarney (8ºN); Governador de Pernambuco: Nilo Coelho (5º N); Senadores: Dirceu Mendes Arcoverde, Nilo Coelho, José Sarney e Roseana Sarney; Prefeito do Rio de Janeiro: Antônio Coelho Rodrigues (3ºN); Prefeito de Teresina: Sílvio Mendes Filho (6ºN); além de vários Deputados Federais, Deputados Estaduais e Prefeitos Municipais.

Todavia, devemos lembrar, também, de muitos outros que com o esforço pessoal e com o sacrifício da família, conseguiram se destacar em diversas atividades, bem como daqueles que com seu trabalho e perseverança, conseguiram superar as adversidades, ao longo desses quase três séculos de trajetória desta grande família.

Portanto, considero justo e oportuno começar homenageando aquele que foi o responsável por resgatar e manter viva a memória de Valério Coelho e de seus descendentes, de diversas gerações. Refiro-me a  Abimael Clementino Ferreira de Carvalho, já falecido, autor do livro “Família Coelho Rodrigues – Passado e Presente”, editado pela Imprensa Oficial do Ceará – IOCE, em 1987, com 913 páginas. Resultado de vários anos de pesquisas em arquivos, de inúmeras entrevistas aos parentes mais idosos, em diversas cidades, é o mais abrangente trabalho sobre a nossa família e a principal fonte de consulta parar aqueles que se interessam pelo assunto. Ao General Abimael Carvalho e aos seus familiares, a nossa gratidão.

Nas próximas mensagens, trataremos dos locais onde viveram e onde vivem os descendentes de Valério Coelho e apresentaremos a biografia de algumas personalidades.

Lembro a todos, mais uma vez, sobre o “Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho Rodrigues, em Paulistana – PI, no dia 1º de setembro de 2013. Estou encaminhando o anexo, para ser visto por aqueles que não receberam a primeira mensagem.

Aguardo sugestões e opiniões sobre as atividades alusivas ao Tricentenário de Valério Coelho Rodrigues.

Abraços a todos.

Carmoberto Costa.

Categorias Destaque Eventos História Região