Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realiza sexto LIRAa de 2012

Desde esta segundafeira (29), até quinta-feira (01), A equipe de agentes de combate a endemias de Petrolina estará nas ruas para a realização de mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o sexto de 2012. Os agentes visitarão cerca de 100 mil imóveis em diversos bairros da área urbana, no intuito de identificar as áreas de risco, onde pode ocorrer infestação do mosquito. No final da semana, a equipe divulga o resultado da pesquisa com o índice de infestação do município e inicia uma revisão das estratégias de combate ao Aedes aegypti.

“Identificando os locais mais suscetíveis para a proliferação do mosquito, podemos planejar e reavaliar as nossas ações de controle da dengue no município para o período de dois meses, empenhando uma atenção maior nas áreas de risco”, explicou o gerente de Endemias, Jailson Araújo. O último LIRAa, realizado em setembro, registrou um índice de infestação predial de 0,6%, número considerado de baixo risco para a epidemia, segundo o Ministério da Saúde. “Esse número é, em grande parte, resultado do planejamento do município e dos esforços dos nossos agentes de endemias que trabalham diariamente para manter a população livre do mosquito”, acrescentou.

 Para garantir a eficácia do controle da dengue no município, a Secretaria de Saúde trabalha em parceria com as Secretarias de Infraestrutura, Educação e Ordem Pública. “Com o apoio desses órgãos, conseguimos ampliar as nossas ações. Enviamos regularmente às secretarias de Infraestrutura e Ordem Pública, os locais de maior vulnerabilidade para a priorização da limpeza e solicitamos da Secretaria de Educação o reforço de ações educativas junto aos estudantes que atuam como multiplicadores em suas casas. Só teremos bons resultados nas pesquisas se houver comprometimento e vigilância permanente da população”, enfatizou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta.

Para esclarecer dúvidas e denunciar focos de criadouros, a população pode entrar em contato coma Secretaria Municipal de Saúde através do Disque Dengue (87) 3864-0645, ou do endereço eletrônico denguepetrolina@gmail.com

Ascom

 

Por: Claudio Farias

Categorias Destaque