Qual o significado da aliança de casamento?

As alianças são símbolos visíveis que marcam o compromisso entre duas pessoas. O sacramento do matrimônio tem como destaque a troca desse sinal diante do Altar do Senhor e do povo. Mas quais as motivações para usá-lo? Padre Camilo explica que o uso das alianças não é uma ação relacionada ao embelezamento, mas uma recordação.

1. O casamento é uma aliança, pela qual o homem e a mulher constituem uma profunda comunhão de vida.

2. Podemos até dizer que o matrimônio é o sacramento da aliança: Aliança do homem com a mulher e aliança do casal com Cristo.

3. É Deus quem tem a iniciativa de fazer uma aliança de amor conosco. E Jesus é a Nova Aliança que Deus faz com o povo para a libertação da vida, para a salvação.

4. Por isso, no Sacramento do Matrimônio, a aliança que o casal troca diante do altar é expressão da aliança que fazem em seus corações. O sinal visível da aliança na mão é expressão da aliança, sacramento de amor, feita no coração. Não é a beleza do material da aliança (ouro ou prata), mas sim o sentido profundo do amor do qual ela está revestida.

5. No momento da troca das alianças o casal reza a bonita expressão: Receba esta aliança em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Então a aliança é para o casal a recordação constante do significado do amor que os uniu em Cristo. E o que o verdadeiro amor uniu em aliança de vida, nada pode separar.

Fonte: A12

Categorias Sem categoria