Professores de Moçambique recebem capacitação em Petrolina, PE

Quatro professores de Moçambique estão participando de um programa de formação em Ciências Agrárias, no campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O intercâmbio é resultado do convênio firmado entre o governo moçambicano e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), voltado à reforma da educação profissional no país africano.

Justino Estevao, Abdul Ibraimo, Naife Elias e Zito Aidene são dos institutos Gurúe, Inhamussúa e Lichinga, respectivamente, onde atuam na área de Ciências Agrárias. O programa de formação oferecido no IF Sertão-PE inclui aulas e visitas técnicas, abordando como conteúdos principais mecanização agrícola e extensão rural.

Os professores chegaram a Petrolina no dia 1º de dezembro. Deste então, eles puderam conhecer ações extensionistas desenvolvidas pelo IF Sertão-PE. Além do conhecimento técnico, os professores têm a oportunidade de conhecer sobre a cultura local e também demonstrar suas experiências.

Os moçambicanos, que já vêm de passagens por instituições no Ceará e Maranhão, seguem na próxima sexta-feira (14) para Brasília, onde participam da conclusão do curso de formação com cerimônia de diplomação. Em novembro de 2017, o Campus Petrolina Zona Rural já havia recebido outros quatro professores do país africano.

FONTE: G1 Petrolina

Categorias Agricultura Cidade Destaque Região