Petrolina e Juazeiro tiveram nova manifestação na manhã desta quinta, 27

947142_490472321038229_901493698_nAlgumas ruas do centro de Petrolina foram tomadas na manhã de hoje, 27, pela segunda manifestação pacífica do movimento “O Vale Acordou”. O protesto iniciou-se por volta das 08 horas da manhã, quando um pequeno grupo de pessoas se aglomerou em frente à prefeitura de Petrolina. Alguns manifestantes subiram novamente a rampa de acesso ao prédio, porém, não houve danos ao local.

A caminhada seguiu até a Ponte Presidente Dutra, na divisa dos estados de Pernambuco e Bahia, com destino a Juazeiro. Ao passarem pela Ilha do Fogo, um grupo de, mais ou menos cinco pessoas tentou derrubar a grade colocada pelo Exército na entrada da Ilha desde o ano passado para evitar o acesso de visitantes. Os próprios organizadores do evento impediram a ação. Os manifestantes passaram quase uma hora no local, o que causou um grande congestionamento na BR 407 que liga as duas cidades. Segundo o inspetor Paulo Lima da PRF, por volta do meio-dia, “em Juazeiro, o congestionamento já estava passando do Mercado do Produtor e em Petrolina, ultrapassava a Tyresoles” afirmou.

Ao chegar a Juazeiro, os manifestantes se dirigiram para a prefeitura da cidade. Os organizadores do movimento tiveram acesso ao prédio e puderam discursar da sacada da prefeitura. Servidores públicos se uniram ao protesto, em especial os da áreas da saúde que, reivindicaram melhorias na estrutura dos locais de atendimento.

De acordo com a Polícia Militar, a manifestação de hoje contou com a participação de cerca de 800 pessoas. O número foi inferior ao da quinta-feira passada que contou com a participação de 15 mil pessoas. Muitos acreditam que essa redução se deva ao fato do horário não ter sido muito propício. Heitor, um dos organizadores do evento na assessoria de comunicação esclareceu que a escolha desse horário foi proposital. “A mudança de horário foi para poder pegar o momento mais efervescente da cidade; do comércio. Mesmo trabalhando, queremos que o povo veja, participe, apoie”, frisou, dando ênfase, ainda, ao motivo da manifestação de hoje: “A gente está focando a questão da mobilidade humana e do transporte público, porque em Juazeiro e Petrolina, a gente percebe que existe uma monopolização de algumas empresas na questão do transporte público”, destacou.

O protesto encerrou-se por volta das 13 horas com convite à população para participar da reunião de pauta do movimento que acontece próximo sábado, 29, às 15 horas no Parque Municipal Josepha Coelho em Petrolina.

Zé Filho,

Confira mais fotos do protesto de hoje (Via Facebook):

[nggallery id=34]

Categorias Brasil Cidade Destaque Geral Sem categoria Trânsito