Papa Francisco nomeia administrador apostólico para diocese de Lages (SC)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou neste sábado, 4 de fevereiro, que o papa Francisco nomeou o bispo emérito de Santo André (SP), dom Nelson Westrupp, como administrador apostólico da diocese de Lages (SC).

A diocese de Lages está vacante desde o dia 30 de novembro de 2016, quando dom Irineu Andreassa foi nomeado para Ituiutaba.

O administrador da sede vacante

Em uma diocese vacante, que não conta com um bispo, há a figura do administrador diocesano, que é eleito pelo Colégio dos Consultores, nomeado pelo Metropolita, nos casos prescritos, ou o administrador apostólico da Sé vacante, que é sempre nomeado pela Santa Sé. O escolhido possui o poder e as obrigações do bispo diocesano, com exceções, de acordo com o Direito Canônico.

O administrador diocesano ou apostólico poderá, entre outras faculdades, nomear párocos após um ano de Sé vacante ou impedida e administrar o sacramento do Crisma. Entretanto, é limitado em algumas questões, não podendo confiar paróquias a um Instituto religioso ou a uma Sociedade de vida apostólica; conceder a excardinação e a incardinação, nem mesmo conceder a licença a um clérigo para se transferir a outra Igreja particular, a não ser depois de um ano de vacância da Sé Episcopal e com o consentimento do Colégio dos Consultores; e também não pode convocar o Sínodo diocesano. São previstas outras limitações além dessas, de acordo com o Direito Canônico.

Fonte CNBB

Por Dida Maria

Estagiária

 

Categorias Destaque Notícias Religião