O sonho que se tornou realidade

DSC00240DSC00250DSC00256DSC0026328 de outubro de 1962, naquela época   as  ondas   possantes  e alegres  da nossa  Emissora Rural  a  Voz  do São Francisco  se lançavam nos céus do nordeste  para abrir uma janela na historia  das região. Quando Dom Campelo de Aragão decidiu fundar  uma emissora   de  radio numa cidadezinha pequena como Petrolina, parecia a realização de uma utopia, como    foram as   grandes  conquistas da humanidade. Fundar  uma emissora potente como  a  Voz do São Francisco, no meio da caatinga a centenas  de quilômetros da capital do nosso estado,  exigiu uma visão ampla , corajosa  e ousada. Era um grande desafio, mas a persistência de Dom Campelo depois  de  muitos apelos ao presidente Juscelino kubischek, conseguiu a concessão de instalação da nossa radio aqui em  Petrolina. De lá pra cá as lutas  travadas foram inúmeras, muitos obstáculos surgiram. Imaginem  voces, uma radiozinha de interior, buscando  seu espaço como autentico veiculo de comunicação de massas, cuja lema  era a independência,  onde poderosos  tradicionais mandavam e desmandavam nos destinos de Petrolina, era  como se fosse   um muro  intransponivel para se erguer uma voz  forte a favor  dos menos favorecidos  de uma comunidade ainda pobre.  

Um trabalho pioneiro como a Emissora Rural a Voz  do São Francisco enfrentou, era como uma imagem fugidia, que brilhava  e desaparecia. Era  uma planta  cuja semente era lançada ao solo para um dia esperar o momento sagrado  da colheita. Nesses momentos difíceis, um espirro de dificuldade, era uma pneumonia instalada. Mas o sentimento de  uma  equipe  capitaneada por Dom Campelo de Aragão e o então padre Pedro Mansueto de Lavor, conseguiu ultrapassar todas dificuldades  surgidas à  nossa frente . Hoje  estamos  vivendo  estes  51  anos  de conquistas  e grandes vitorias. São 51 anos contando e recontando a historia de Petrolina e região. 51  anos testemunhando a garra  de  um povo lutador. Era  a emissora rural lançando no ar os sonhos e a vontade de progredir  de  um povo incansável na busca dos seus objetivos, para tornar  um dia , a  nossa cidade  conhecida e respeitada como maior pólo de exportação de frutas frescas,  não apenas no Brasil, como em varias regiões do mundo que saboreiam e se delicíam com as nossas mangas  e uvas maravilhosas

Foi neste cenário que a nossa emissora cravou  uma parte do  seu trabalho profícuo,  da  sua historia de lutas e sobretudo , repito grandes conquistas. Parabéns hoje Radio a Voz do São Francisco, Emissora  Rural, me sinto muito orgulhoso em fazer parte de sua equipe, neste dia bonito, onde Deus lá de cima determinou: Esta emissora não pode  se curvar a monopólios políticos, oligarquias e cabeças pobres pensantes. Sua voz tem que continuar independente e agora mais forte do que nunca. Hoje 28 de outubro de 2013, está inaugurado nosso novo transmissor. São  10 kilos de potência na antena. A nossa é a verdadeira força. Tenho dito!

Por Franklin Delano.

Categorias Clube dos Ouvintes Destaque Eventos