Inscrições para o Festival Vale Curtas encerram nesta quarta feira, (30)

Encerram nesta quarta feira, (30) as inscrições para a 6ª  edição do Vale Curtas – Festival Nacional de Curtas Metragens do Vale do São Francisco, que vai acontecer entre os dias 04 e  12 de janeiro de 2013 nos municípios pernambucanos de Petrolina, Orocó, Dormentes e em Juazeiro da Bahia.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente com no máximo dois trabalhos – tema livre, através do site www.valecurtas.com.br. Somente serão recebidos filmes em DVD, no sistema NTSC, independente do formato que originalmente foi concebido o curta: película, digital ou outro formato com duração de até 15 minutos, incluindo os créditos. Só serão aceitos curtas metragens produzidos a partir de 2010, e que não tenham sido selecionados em edições anteriores do festival.

O Vale Curtas, que abre o calendário nacional de festivais de cinema e recebe em média 200 filmes por edição, este ano vai premiar os primeiros colocados com R$15.000,00 em espécie. Na programação, além da exibição dos curtas premiados (Mostras Competitivas Nacional e Regional), estão agendadas oficinas gratuitas de atuação para cinema e fotografia para cinema, mesas redondas com profissionais da área e mostras paralelas de curtas premiados nas últimas edições.

Considerado um dos mais importantes acontecimentos cinematográficos do interior do Nordeste, o Vale Curtas já se consolidou no calendário brasileiro de cinema devido a grande participação de cineastas de todo o país, inclusive de filmes premiados em Cannes (França), a exemplo de Saliva (Esmir Filho) e Longitude (João Paulo Azevedo). De acordo com o coordenador da 6ª edição do Vale Curtas, Chico Egídio o objetivo do Festival é fomentar uma discussão sobre o fazer cinematográfico, onde a troca de experiências e aquisição de novas informações sobre o tema possibilitará o crescimento cultural e ampliação do senso estético e crítico dos produtores.

A 6º edição do Vale Curtas é uma realização da Associação Raízes, através da coordenação para o audiovisual e Associação Cia. Biruta, e conta com o Incentivo do Funcultura – Fundarpe – Secretaria de Cultura – Governo de Pernambuco e produção executiva da Alegria Alegria Produções.

CLAS

Por Claudio Farias

 

 

 

Categorias Entretenimento