Inaugurado Sistema de Bilhetagem eletrônico em transportes alternativos de Petrolina

Foi inaugurado nesta segunda-feira, 30, na sede da Associação de Condutores Autônomos de Transporte Alternativo de Passageiros de Petrolina – ASCONPE o Sistema de Bilhetagem Eletrônica em transportes alternativos que inicialmente vai beneficiar usuários de transportes alternativos que fazem as linhas da sede para os distritos de Nova Descoberta, Bebedouro, Izacolândia e sede Lagoa Grande/PE.

O sistema permite a utilização do serviço com o cartão recarregável chamado ‘Petrocard’, dispensando o manuseio do dinheiro. Ao todo 40 carros tiveram o equipamento, conhecido como validador, instalado nos veículos cadastrados na ASCONPE como informou o representante da DOTFLEX, empresa especializada na implantação do sistema, Paulo Cezar de Moraes. “O equipamento já está instalado e para aquisição do primeiro cartão não haverá custo para o usuário, somente na recarga. O ‘Petrocard’ é simples e dispensa a utilização de dinheiro, priorizando a segurança dos usuários e dos condutores de vans evitando os assaltos”, disse.

O sistema vai permitir o manuseio do cartão com tranquilidade pelos deficientes. “O sistema de bilhetagem é o primeiro passo para o avanço do transporte acessível em Petrolina e locais circunvizinhos. Sabe-se que 78% das pessoas deficientes são atendidas pelo transporte alternativo, pois os ônibus não podem pegar e deixar estas pessoas nos locais onde precisam estar”, destacou o secretário de Acessibilidade de Petrolina, Marcos Conceição.

 Segundo o Secretário, com o sistema os deficientes visuais não vão precisar se preocupar em conferir troco. “E no caso dos deficientes que não possuem os membros superiores o cartão será em formato de botão. Ou seja, os deficientes vão precisar cada vez menos da ajuda de outras pessoas para se transportarem”, salientou.

Os representantes das associações que compõe a Cooperativa de Transportes do Vale – Cootransvale, além de entidades representativas da categoria de transportes do município estavam presentes junto com o presidente da Federação Nacional dos Permissionários, Concessionários, Autorizatários e Trabalhadores Autônomos do Transporte Público Alternativo, Opcional, Complementar e Suplementar (Fenatral), Expedito Bandeira que parabenizou a conquista. “Com a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, os condutores e proprietários de vans cumprem uma das exigências dos bancos para o financiamento de veículos. Em breve, eles poderão trocar as suas frotas de carros, ampliando seus negócios”, explicou.

Os integrantes das 19 associações de transportes alternativos e complementares registradas em Petrolina também têm a chance de comprovar através do sistema de bilhetagem eletrônica, o cumprimento da Lei Municipal nº 2.140/2008, conhecida como lei da gratuidade em transportes para idosos e deficientes. “Com o cartão registraremos o transporte do passageiro idoso ou deficiente que tem garantido o direito a duas viagens de ida e duas de vinda em cada carro, por dia. Em média 80 usuários utilizam o benefício atualmente”, revelou o diretor financeiro da ASCONPE, Sebastião Nunes. O sistema de bilhetagem eletrônica está operando inicialmente em 40 carros, gradativamente o mesmo será instalado em todas as vans de transportes alternativos e complementares de Petrolina.

Ascom

Por Claudio Farias

Categorias Transporte