Ibope: Bolsonaro lidera corrida presidencial com 31%, é o candidato mais rejeitado, e só vence Marina no 2º turno

O Instituto Ibope divulgou nesta segunda-feira (1º), uma nova pesquisa que aponta os índices de intenções de voto para a Presidência da República. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Jair Bolsonaro (PSL) segue liderando as intenções de voto, agora com 31%. Na pesquisa anterior divulgada na última quarta-feira (26), o candidato pontuava 27%. Fernando Haddad (PT) não apresentou crescimento, e permaneceu com preferido de 21% dos entrevistados. Ciro Gomes (PDT) teve queda de 1%, e agora pontua 11%. Já Geraldo Alckmin (PSDB) permaneceu com 8% das intenções de voto. Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 4%.

João Amoêdo (Novo) permaneceu com 3%. Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) foram mencionados por 2% dos entrevistados. Cabo Daciolo (Patriota) pontua 1% no levantamento.

Guilherme Boulos (PSOL) , Vera Lúcia (PSTU) José Maria Eymael (DC) não pontuaram. João Goulart Filho (PPL) não foi citado, segundo o instituto.

Brancos e nulos subiu de 11% para 12%, e não souberam/não opinaram caiu de 7% para 5%.

Índice de rejeição

A pesquisa também apontou o índice de rejeição dos candidatos. Bolsonaro manteve os mesmos 44% da pesquisa anterior, enquanto Haddad subiu de 27% par 38%. Marina oscilou de 27% para 25%, Alckmin manteve 19% e Ciro subiu dois pontos percentuais, e agora pontua 18%

Meirelles, DacioloEymael Boulos são rejeitados por 10% dos entrevistados, cada. Vera Lúcia Alvaro Dias têm rejeição de 9%, Amoêdo 8% e João Goulart Filho 7%.

2% dos entrevistados disseram que poderiam votar em todos os candidatos, e 6% não sabem/não responderam.

Os entrevistado puderam indicar rejeição contra mais de um candidato.

Simulações de 2º turno

Haddad 42% x 42% Bolsonaro (branco/nulo: 14%; não sabe/não respondeu: 3%)
Ciro 45% x 39% Bolsonaro (branco/nulo: 13%; não sabe/não respondeu: 3%)
Alckmin 42% x 39% Bolsonaro (branco/nulo: 14%; não sabe/não respondeu: 3%)
Bolsonaro 43% x 38% Marina (branco/nulo: 17%; não sabe/não respondeu: 2%)

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de setembro. Foram entrevistadas 3.010 eleitores em 208 municípios. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (BR-08650/2018).

FONTE : Preto no Branco

Categorias Brasil Destaque Notícias Política