Hoje último dia da Romaria de Canudos/BA

 

Iniciada no dia 19 de outubro encerra hoje a 25ª Romaria de Canudos, no sertão da Bahia. Este ano a romaria comemora 25 anos de caminhada que envolve os mais diversos movimentos de religiosos, estudantes, pesquisadores e principalmente de militantes de movimentos da sociedade civil organizada que tem Canudos como um espaço para reflexão da luta em busca da tão sonhada igualdade social.

A história de Canudos marcou o cenário político brasileiro nos anos de 1893 a 1897, quando à época, o arraial como era conhecido, fundado pelo beato Antônio Conselheiro viveu momentos de glória e destruição. A experiência baseada nos princípios de solidariedade e fraternidade de Canudos incomodou o país o que gerou a sua total destruição pelas tropas federais com o massacre de até 20 mil pessoas. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de prisioneiros de guerra e o incêndio total do arraial.

Passados 115 anos da guerra, a cidade de Canudos continua recebendo milhares de romeiros  nesta época do ano, mostrando que Canudos continua vivo na memória do povo brasileiro, de modo especial dos nordestinos. O tema da Romaria deste ano é: “25 Anos de Romaria: Canudos, história de fé e luta”.

A 25ª Romaria de Canudos é uma promoção do Instituto Popular Memorial de Canudos e Comissão da Romaria, com o apoio da Paróquia Santo Antônio, Uneb e do comércio local.

 

Por Angela Santana

 

Categorias Religião