Hoje dia 3 de julho, é celebrado Dia de São Tomé

Esta data cristã homenageia um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. São Tomé é também conhecido como Tomás, e é consagrado pela Igreja Católica como padroeiro dos arquitetos, pedreiros e cegos. Tomé era um simples pescador quando Cristo o chamou para ser seu discípulo.

Como não estava presente no momento em que Jesus apareceu aos seus discípulos, Tomé duvidou que seu Mestre teria ressuscitado. Por isso, um dos momentos mais importantes sobre a vida de Tomé teria sido o episódio em que tocou nas feridas de Cristo ressuscitado, pois até aquele momento continuava incrédulo da ressurreição de Jesus. A partir de então, São Tomé partiu para o Oriente com a missão de evangelizar o maior número de pessoas possível. Acredita-se que tenha sido martirizado e morto na Índia, local onde foram encontrados seus restos mortais e relíquias. Que só foram encontrados muitos séculos depois, por navegantes portugueses.

O Dia de São Tomé era celebrado em 21 de dezembro pela Igreja Católica até 1925. Somente a partir de então passou a ser comemorado o 3 de julho. Esta mudança ocorreu para acomodar o Dia de São Pedro Canísio em 21 de dezembro.

E é por isso que na cultura popular há um ditado: “Sou como São Tomé: só acredito vendo”.

Da redação.

Categorias Destaque Religião