Grupos de idosos de Petrolina são acompanhados por estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco

Imagem meramente ilustrativa

Aferição de pressão, orientação e dinâmica, além do acompanhamento à saúde dos idosos compõem as atividades dos alunos do 5º Período de Enfermagem da Universidade de Pernambuco – UPE que realizam algumas aulas práticas da disciplina ‘Enfermagem em Saúde do Idoso’, com os integrantes dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) Mimi Cruz, Vó Pulú e os grupos situados nos bairros Rio Corrente, Quati, Cohab IV e Vila Mocó mantidos pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – Sedest.

A parceria entre a Universidade e a Sedest iniciou no mês de maio e tem o objetivo de proporcionar aos alunos da disciplina a prática dentro da disciplina Saúde do Idoso. Os alunos são orientados pelas professoras Flávia Emília Fernandes e Pryscilla Helena Sobral e as atividades seguirão até o dia 23 de novembro.

No primeiro semestre, os idosos dos grupos situados nas comunidades do Alto da Boa Vista e no CRAS do Idalino Bezerra participaram de palestras e orientação dentro das disciplinas de ‘Perioperatório’, ‘Saúde Coletiva II’ e ‘Saúde Mental’, ministradas pelos alunos do 6º Período do curso de Enfermagem.

A Diretora Municipal de Atenção ao Idoso, Maria Lúcia de Souza, conta que a parceria surgiu para os alunos vivenciarem alguns aspectos das disciplinas relacionadas à saúde do idoso. “O trabalho, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina com a manutenção dos centros e grupos de idosos além das atividades realizadas durante o ano todo, despertou a atenção das professoras que sugeriram a parceria”, revelou.

As atividades de dança, música, artesanato, passeios e palestras realizadas pela Prefeitura através da Secretaria com os grupos de idosos têm o objetivo de inserção social e valorização das pessoas na terceira idade. “Com esta interação entre os alunos da Universidade e os idosos, entendemos que os benefícios serão mútuos, elevando a autoestima e proporcionando mais cuidado e saúde aos idosos”, concluiu. O próximo encontro será realizado nesta sexta-feira (19), no CCI Vó Pulú, localizado na Vila Eduardo.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

Categorias Saúde