Dublin se prepara para receber meio milhão de fiéis na Missa com o Papa

O Phoenix Park é um dos locais mais movimentados em Dublin durante o verão. Milhares de pessoas escolhem um dos maiores parques da Europa para passar as tardes ensolaradas. Mas a rotina do parque tem sido alterada pouco a pouco desde a última semana. 500 mil pessoas são aguardadas para a missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias, no domingo 26 de agosto, presidida pelo Papa Francisco.

Grades ganham nova pintura, algumas das entradas têm sido fechadas ao público, até nova camada de asfalto é aplicada em algumas vias que cortam o Phoenix Park. Mas as principais mudanças são notadas nas proximidades da “Papal Cross” (Cruz Papal), monumento de 35 metros de altura, marco da missa celebrada por São João Paulo II em setembro de 1979 para cerca de 1,2 milhão de pessoas.

O palco onde ficará o altar para a celebração ainda não começou a ser erguido. As obras no local começaram pela demarcação das áreas onde os fieis ficarão, bem como o fechamento de todo o entorno da área de 15 hectares.

Por questões de segurança, foram disponibilizados 500 mil bilhetes gratuitos para a missa campal, os quais se esgotaram em poucos dias de agendamento on-line, ou seja, seis semanas antes da celebração. Mais da metade foi reservado nas primeiras horas de lançamento e quase 50% são moradores de Dublin.

Para o padre Timothy Barlett, secretário geral do Encontro Mundial das Famílias 2018, a alta procura já era esperada pelos organizadores. “Ao mesmo tempo em que estava cauteloso no começo e um pouco surpreso que cada atividade do evento estava esgotada com seis semanas de antecedência, incluindo a missa para meio milhão de pessoas, eu não estou surpreso de modo algum pelo alto nível de interesse. Família é importante para todos nós. As pessoas gostam do que o Papa Francisco está dizendo sobre a família e a Igreja”.

Papa virá a Dublin para o encerramento do Encontro

O Papa Francisco deixará o Vaticano no sábado pela manhã, 25, e ficará na Irlanda pouco mais de 24 horas. Entretanto, foi programada uma série de compromissos, entre encontros com o presidente e o primeiro-ministro, com bispos, com a população em situação de rua e até um voo ao santuário mariano de Knock no domingo pela manhã, onde Francisco irá recitar a oração mariana do Angelus diante de 45 mil peregrinos.

Mas os momentos principais da visita papal serão os atos centrais do Encontro Mundial das Famílias: o Festival das Famílias, sábado à noite, no estádio Croke Park, e a missa de encerramento para meio milhão de pessoas, na tarde do domingo, 27.

Entretanto, o EMF começa dia 21 de agosto com abertura simultânea em todas as dioceses irlandesas. Entre os dias 22 e 24 realiza-se o Congresso Pastoral sobre o tema “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”.

FONTE : Vatican News

Categorias Destaque Religião