Concurso de Sanfoneiros da Emissora Rural realiza primeira eliminatória

A radiodifusão sanfranciscana que deu suporte e prestígio, patrocina ainda com vigor cidadão tem o carimbo e registro da Emissora mais rural e que mais urbanizou o forró. Desde 20 anos atrás esse compromisso midiático em torno do XOTE, XAXADO e BAIÃO consagra talentos e prorroga a ideia mais identificada com os festejos juninos de Pernambuco. Luiz Gonzaga o primeiro tocador espalhou sanfonas pelo sertão, Dominguinhos deu a constituição com partitura e sentimento poético ao ritmo respeitado do pandeiro de Jackson. Esse VIGÉSIMO CONCURSO DE SANFONEIROS da sua Emissora Rural tem no seu ouvinte essa alegria que revela músicos surpreendentes a cada ano. Como se surgissem da caatinga e sua seca, sem cessar, uma legião de tocadores da sanfona imortalizada por nordestinos nascidos do triângulo a colorir todo zambumba e cada sanfona. Deste evento pra esse dia 12 de junho às 19 horas na Concha Acústica de Petrolina, as prévias foram divididas em suas quartas de final com seleção de categoria etária. Do tocador adulto e sua estrada de muitas fogueiras e tantos balões. Também a ilustração pequenina e afetiva em cada tocador mirim sub-15. Nesta terça, 05 de junho rolou a primeira prévia. Incluído oficialmente no calendário oficial da prefeitura de Petrolina o CONCURSO que toca sanfona arrasta uma multidão de sertanejos cintilantes e orgulhosos da sua FESTA e sua história. As homenagens com louvor em 2018 destacam ROMENILDO DE CARDOSO, consagrado sanfoneiro que por três vezes levantou a taça desse CONCURSO. E confirma a cultura do nosso povo banhado pelo RIO SÃO FRANCISCO a cada Santo Antônio, São Pedro e São João. Por isso, a EMISSORA RURAL toca a roça e a cidade. Toca talentos que sabem tocar os melhores santos em três ocasiões deste SÃO JOÃO e da festa que toca, Sanfoneiro.

Os classificados para a categoria mirim, para jovens com menos de quinze anos, foram Geovane Gabriel da Silva e Luiz Miquel Bagagi S. Coelho. Na categoria adultos, para todos com mais de 15 anos, os classificados foram Luan Bagagi, Expedito Manoel Santos Filho, Paulo José dos Santos, Jamy Carlos dos Santos e Francisco da Costa Sales.

O vigésimo concurso de Sanfoneiros de Petrolina acontece em 2018 em parceria da Fundação Emissora Rural com a Associação dos Músicos Independentes do São Francisco. A festa da Sanfona faz parte do São João Cultural de Petrolina, chancelado pela prefeitura municipal através da Secretaria de Cultura.

Texto Marcelo Damasceno

Categorias Brasil Cidade Destaque Entretenimento Eventos Música Notícias Região