CEPPSI da Univasf oferece atendimento psicológico gratuito para famílias

Serviços de atendimento psicológico estão sendo oferecidos gratuitamente, para famílias, pelo Centro de Estudo e Prática de Psicologia (CEPPSI), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os interessados devem realizar agendamento prévio através do telefone (87) 2101-6871, do e-mail ceppsi@univasf.edu.br ou presencialmente. O CEPPSI funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Grupo de Pais’, estágio profissionalizante do curso de Psicologia. Os atendimentos são feitos pelos estudantes, sob a supervisão do professor Marcelo Ribeiro. Antes direcionado somente a pais e cuidadores, o projeto agora também se estende às relações entre outros membros familiares.

“O entendimento que a gente teve foi de ampliar esse serviço para os membros da famiia, dando a oportunidade de outros membros se envolverem nesse processo. Porque a relação que a gente trabalhava era a relação pai, cuidador e filhos. Só que existem irmãos, avós, tias, vizinhos… Então, a família se estende muito mais. E a dinâmica dessas relações vão estar envolvidas na forma que os filhos são cuidados, na educação desses filhos”, explicou o professor e orientador do projeto, Marcelo Ribeiro.

Os atendimentos são feitos no CEPPSI, de forma individual e em grupo, e contam com oito a dez encontros semanais. O objetivo principal é tratar as dificuldades enfrentadas nas relações de família. “Nós trabalhamos a questão dos vínculos, limites, problemas conjugais, que muitas vezes os casais terminam transferindo para os filhos. brigas, desentendimentos familiares. Isso termina trazendo um prejuízo a todos os membros”, disse o professor.

FONTE: G1 Petrolina

Categorias Cidade Destaque 2 Região Saúde