Carioca cria monociclo inspirado no filme ‘Homens de Preto

O mecânico Leandro Troufa, com seu monociclo motorizado, no Rio

Um monociclo motorizado inventado pelo mecânico carioca Leandro Troufa, 32, tem sido o centro das atenções na zona norte do Rio.

Parecido com o transporte futurista usado pelo ator Will Smith no filme “MIB – Homens de Preto 3”, o veículo é conhecido no exterior como “wheelsurf” (espécie de surfe sobre roda) ou “monowheel”.

Dentro de um aro metálico com 1,70 metro de diâmetro, recoberto por três pneus de bicicleta cortados e emendados, Troufa instalou o motor de uma moto de 150 cilindradas, um banquinho, um guidom e saiu pelas ruas.

“É um veículo experimental, mas virou um esporte radical pelo desafio que é andar nele”, diz.

Um cantil de alumínio do Exército foi improvisado como tanque de gasolina, com capacidade para quase dois litros, suficientes para percorrer 80 quilômetros em velocidade de até 60 km/h.  “O equilíbrio é muito difícil, principalmente na hora da saída. Você tem que ir jogando o joelho, deslocando o ombro porque o guidom não se movimenta. É como se estivesse andando de bicicleta ou motocicleta sem colocar as mãos no guidom”, explica o carioca, mecânico há 18 anos e professor do Senai.

O banco de couro é de uma moto; o freio funciona como o da bicicleta. Rodinhas de skate completam o conjunto.

A ideia de inventar o monociclo surgiu há cinco anos, quando Troufa viu a foto de um veículo semelhante em uma revista estrangeira.

Foram quatro projetos até conseguir concluir a invenção, na oficina que funciona na garagem de sua casa, no bairro Colégio (zona norte).

“Agora, penso em fazer um monociclo não poluente com o motor elétrico”, afirma.

 Fonte:Folha de São Paulo

Por Franklin Delano

Categorias Ciência