A Vanguarda Tecnológica da Emissora Rural em 50 anos

No Programa Tribuna do Povo desta quarta feira, 24, a Radio São Francisco,  Emissora Rural AM, homenageou dois comunicadores que passaram em sua redação e contribuiram para o debate social e politico nesta região. Aluisio Gomes e Winston Monteclaro, muito informalmente em entrevista dirigida por Marcelo Damasceno, provocaram a historia da cinquentona, Emissora Rural e sua ousadia tcnológica para produzir um rádio moderno numa região  empobrecida pelo fenômeno da seca.

Aluisio, que ainda adolescente, antes de se tornar âncora de rádio em  programa de variedades na rural Am,  debutou sua vida profissional interpretando comerciais gravados, e, vez por outra, ao vivo, destacou os “investimentos em equipamentos importados da alemanha pela rádio da diocese e a competência que isso permitia a transmissões externas, sobretudo, fora de Pernambuco com visibilidade para o futebol da seleção brasileira e os campeonatos, brasileiro e regionais. Em ondas média e onda curta ou tropical”, a Emissora Rural ganhou dimensão nacional nas décadas de 70 e 80. Aluisio Gomes hoje atua profissionalmente como executivo, na publicidade e como professor universitário na Facape, Faculdade de Ciencias da Administração, Direito e Contábeis de Petrolina.

Winston, polêmico radialista que hoje milita no jornalismo policial entre Petrolina e Juazeiro, sempre no rádio, também confirmou a vanguarda tecnológica da rádio e as alternativas reportagens de rua. Jornalismo popular urbano onde o ouvinte, 25 anos atrás,  já sabia questionar a carência de melhor infraestrutura, qualidade de vida, políticas públicas de saude, educação e telefonia. Winston era o instrumento da cidade para a construção do debate politico, repórter de rua na expressão literal da palavra.

Por Marcelo Damasceno

Categorias Destaque